O escritório Graeme Massie Architects foi recentemente premiado com o terceiro lugar no concurso Liget Budapest com sua proposta para um museu de etnografia. O projeto - um dos cinco museus planejados para o empreendimento Liget Budapest - se localiza nos limites da capital húngara e pretende se tornar um ícone na cidade.
O terreno do museu se localiza no fim da longa Andrássy Avenue. Em vez de tratar o edifício como um ponto de parada no bulevar, os arquitetos criaram uma extensão para o promenade. O espaço em frente ao museu se prolonga até à calçada, protegido visual e acusticamente do trânsito. Enquanto os visitantes caminham ao longo desse espaço público, passam por diversos jardins e espelhos d'água. Esses dois elementos paisagísticos tem outra função além da estética - os espelhos d'água coletam e filtram as águas cinzas do museu, enquanto que os jardins expõem muitos dos materiais naturais usados tradicionalmente na criação de vários artefatos do museu.
A extensão do promenade continua no interior do edifício. O espaço do hall foi concebido como uma paisagem em níveis conectada por escadas e elevadores que dão acesso aos pavimentos mais altos do museu. Esses terraços abrigam coleções temporárias, ao passo que a exposição permanente se localiza em um único hall cuja janela em fita oferece uma vista panorâmica da cidade.
O promenade termina em uma escada que dá acesso à torre de observação do museu. Dessa torre, os visitantes têm uma vista de 360° para a capital húngara.
Duas outras propostas foram reconhecidas no concurso Liget Budapest: o projeto de BFarchitecture foi premiado com o segundo lugar, enquanto o escritório Vallet De Martinis Architectes ficou com o primeiro prêmio. OVO Grąbczewscy Architekci, Studio Graha Akar Karya, e Oeco-Architectes receberam, todos, menções honrosas.
Competição
Liget BudapestPrêmio
Terceiro LugarProjeto
Museum of EthnographyArquitetos
Localização
Budapeste, City Park, HungriaArquiteto responsável
Graeme Massie ArchitectsAno do projeto
2014Fotografias
Graeme Massie Architects